top of page

9 MULHERES

Se as mulheres na Antiga Grécia fizeram greve ao sexo para obrigar os seus homens a regressar a casa e acabar com a guerra, porque é que a guerra ainda não acabou?

A verdade é que naquela comédia de Aristófanes, a Lisístrata, as mulheres uniram-se e conseguiram acabar com a guerra entre Atenas e Esparta. Mas os ecos das suas vozes corajosas e obstinadas foi-se muitas vezes perdendo ao longo da História e a guerra foi sempre acontecendo. À voz daquelas mulheres da Grécia, outras vozes se lhes juntaram. Vozes de mulheres oprimidas das mais variadas formas, que foram encontrando outras formas de se fazer ouvir, às vezes formas violentas.

Resolvemos então colar estas vozes distintas e separadas por vinte e cinco séculos para refletirmos hoje sobre a Voz das Mulheres.

Nesta criação, abordamos o tema do Feminino, através de um processo colaborativo que teve como ponto de partida as experiências e convicções pessoais de todos os atores, que contribuirão para a dramaturgia do espetáculo. Nesse sentido, a escolha dos textos de Aristófanes e as inspirações em Dario Fo, Camille Paglia, entre outros, serve para criar um imaginário e orientar uma narrativa que nos ajude a falar sobre nós, hoje.

Assim, neste projeto desafiámos todos os atores do TAP, homens e mulheres, a colocarem-se no lugar das mulheres revolucionárias da Grécia e também no lugar de outras mulheres que operaram outras revoluções. Neste espetáculo só existirão personagens femininas. Este estímulo artístico, coloca desde logo uma dificuldade técnica porque temos como objetivo não cair em representações estereotipadas da mulher, mas fazer um trabalho mais aprofundado sobre a criação de personagens femininas densas, complexas e detalhadas.  Por outro lado, cremos que esta experiência do “pôr no lugar do outro”, nos levou a um renovado olhar sobre o tema que nos propusemos abordar. Ambicionando que esta nossa viagem possa ser partilhada com o público, acrescentando qualquer coisa a cada um de nós.

 

 

direção artística Sara de Castro e Rui M. Silva

com Carla Ribeiro, Daniela Gaspar, Gabriel Bonifácio, Humberto Pinto, Joana Ferreira, Joana Mendes, Patrícia Rolo e Paulo Rodrigues 

dramaturgia Sara de Castro e Rui M. Silva

cenografia Sara de Castro e Rui M. Silva

figurinos Ana Gameiro

desenho de luz João Alegrete

banda sonora Otávio Gaspar

música original Duarte Moreira

cartaz Rui Cavalheiro

produção Teatro Amador de Pombal

Criação Dentro do Covil – Produção e Criação Artística

 

M/14

duração 1h20

 

Estreado a 13 de Julho de 2019 no Teatro-Cine Pombal

bottom of page